terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jamiroquai

Hoje quem escreve p/ vcs é o Dani, segue o que ele tem a dizer:

"Como gosto de Rock e Heavy Metal sempre acesso o site do Whiplash, para saber as novidades no mundo metaleiro. Só que existe uma banda que eu gosto que o Whiplash não fala a respeito, que é o Jamiroquai, de seu vocalista e fundador Jay Kay, (qual a pessoa que curti a banda e nunca imitou as danças do Jay Kay?).

Com isso, fiquei sabendo uma semana antes, pela Novela Passione que o Jamiroquai ia tocar no Natura Festival, não fui, porque ia gastar R$ 500,00 em ingressos, para ver um monte de bandas que não conheço, e ver e escutar esta ótima banda só por uma hora, em um local horrível, mas isso, fica para um outro desabafo...

O que venho falar depois dessa introdução, é que este mês, o Jamiroquai lançou seu 7ª álbum de estúdio, o “Rock Dust Light Star”. Fiquei super empolgado, procurei o álbum nos sites das principais livrarias do país para poder comprar. Só que na Livraria Cultura só por encomenda em 12 dias úteis, na Saraiva a encomenda sobe para 13 dias úteis, Fnac consta como indisponível, e, no site do Submarino, eles nem sabem o que é este cd.

Fazendo as contas por cima, se eu comprasse o cd só o teria no mês de dezembro, mas já teria pago-o na minha fatura de novembro do cartão...
Na Europa o álbum foi lançado dia 1º de novembro, EUA foi no dia 09, e no Brasil, nada..., qual a consequência disso, fui tentar achar um site para escutar as músicas, para ter uma prévia, já que estão falando super bem do cd...só que para meu espanto vários sites brasileiros e blogs que falam sobre música, desde o mês de outubro disponibilizam o álbum para download.
Fiquei revoltado com isso, não quero baixar o cd, queria escutar só para ter o gostinho de saber o que vou ter que esperar até dezembro, não cometer um crime, baixando o álbum, só que para o brasileiro, baixar música ou comprar cd pirata não é crime.
Posso ser um dos últimos moicanos que gostam de ir no final de semana até uma livraria ou a Galeria do Rock comprar cd’s, mas não faço isso por ser besta, porque posso ter o álbum de graça na internet, faço por respeito ao artista. Pegando como exemplo o prórpio Jamiroquai, entre este cd e o penúltimo lançado, há um hiato de 05 anos, imagina que frustrante para o artista, que depois de 05 anos de espera dos seus fãs, um mês antes do lançamento, seu álbum já está sendo pirateado na net ???

Para mim, a pirataria de cds cai no mesmo buraco da não valorização do trabalho de um engenheiro, arquiteto, médico ou advogado no Brasil, o trabalho intelectual não é valorizado. A pessoa não liga que o músico teve que criar uma letra, uma melodia, ensaiar, gravar com outros músicos, produzir todo o álbum... imagina quantas horas foram gastas para tudo isso, quanto tempo dentro de estúdios ?

Não, só vêem, aquela caixinha de plástico com um encarte, e um cd dentro, na prateleira da loja e falam: “Pô, R$ 30,00, é mó caro, baixo de graça na net ! Tonto é quem compra !” É completamente errado, todo o trabalho do músico está ali, agora se a gravadora coloca um preço um pouco salgado a história é outra.
Agora pensa o contrário, você está no seu emprego, chega um cliente e te contrata para o serviço, você perde vários dias planejando, colocando em prática suas idéias, e quando vai apresentar para o cliente, ele diz : “ahhh, muito caro, pego um igual de graça, na internet”. Revoltante, né ?

O que podemos concluir com isso, é que, o que vale mesmo no Brasil é a Lei de Gerson, o jeitinho brasileiro, pra que pagar, se posso ter de graça na net"
 
 
Update: O cd do Jamiroquai agora já está à venda na Livraria Cultura.

(cantodali@hotmail.com)

Um comentário: