quarta-feira, 16 de março de 2011

Novos tempos...

Vi essa reportagem no site da Folha:
15/03/2011 - 09h49
Jon Bon Jovi acusa Steve Jobs de matar a indústria musical
O vocalista do Bon Jovi acusou Steve Jobs e a Apple de serem os responsáveis por matar a indústria musical. Em entrevista ao "The Sunday Times", Jon Bon Jovi defendeu também os álbuns como obras completas. 
"Os jovens de hoje perderam toda a experiência de colocar os fones de ouvido, aumentar o volume, pegar a capa do disco, fechar os olhos e se perder em um álbum", critica. "[Eles perderam também] a beleza de pegar sua mesada e escolher um disco apenas pela capa sem saber como ele é."
Bon Jovi prevê que, no futuro, as pessoas vão perceber o erro que a geração atual está cometendo ao privilegiar singles e MP3s. "Pode anotar o que eu digo, a próxima geração vai parar para se perguntar o que foi que aconteceu."
"Foi uma época mágica. Odeio soar como um velho, mas eu sou. Steve Jobs é pessoalmente responsável por matar a indústria musical", completa.


Eu posso parecer velha falando isso, mas eu ainda tenho o hábito de pegar um CD, por para tocar e enquanto escuto, vou lendo o encarte, vendo as fotos, vendo as letras... isso não acontece mais hoje em dia, as pessoas baixam uma música ou outra que faz mais sucesso, colocam seus mp3 players no modo shuffle e as escutam no meio das outras tantas que tem lá, é muito raro se escutar todas as músicas de um mesmo álbum, e com isso o trabalho do artista ganha o mercado de forma incompleta...
Mas eu não acho que o Steve Jobs tenha "matado" a indústria musical, a pirataria está aí e sempre esteve, desde as fitas K7, o que está acontecendo é uma mudança na forma de se consumir música. 
Eu não acho que as futuras gerações vão perceber "algo de errado", acho que o que acontece hoje no mercado da música é uma consequencia da modernização, assim como houve uma mudança de LP para CD e de CD para MP3, houve também uma mudança de comportamento na forma de ouvir música. Não há certo, nem errado, simples assim.

cantodali@hotmail.com

Um comentário:

  1. Gosto do Bon Jovi, mas bem que ele poderia voltar a fazer músicas como as da década de 80, e também gosto do Steve Jobs, afinal tenho produtos Apple.

    Não tiro a razão do Bon Jovi, só que o problema não é o Steve Jobs com a venda de músicas na internet, ou baixar músicas de graça.

    O problema está na geração atual que acha mais fácil e prático baixar só as músicas que escutam nas rádios, ou as músicas da modinha. Não querem saber quais são as outras músicas dos artistas, ou procurar outros artistas.

    E também pensam para que ter um cd, se podem por todas as músicas no ipod ou nos celulares ? Ter cd é perda de tempo ou coisa de velho para eles.

    ResponderExcluir